Ranking 2009 ? ABHB Divulga uma Prévia da Disputa

Ranking HB 2009 segue disputado e ExpoVentres em Bagé definirá quem termina o semestre em primeiro
Desde de a sua criação, em 2001 pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o Ranking Nacional de Criadores das raças não registrava tão acirrada disputa nas duas raças simultaneamente.

Na Hereford, a Estância Santa Maria vice-campeã de 2008, arrancou na frente da Cabanha Touro Passo, atual campeã, e após a etapa Expoventre de Pelotas ampliou sua vantagem obtida em Uruguaiana de 16 para 50 pontos. Passando a somar 149, contra 99 da Touro Passo, 89 da Nova Aurora & Anjo da Guarda, 71 da Cabanha Santo Ângelo e 67,5 da Estância Mauá de Santa Vitória do Palmar. A disputa promete seguir acirrada pois as cabanhas que ocupam as 3 primeiras posições já confirmaram presença em Bagé no próximo dia 29/05.

Na Braford a disputa segue mais eletrizante, após os resultados da 1ª ExpoBraford do Mercosul e da 7ª Expofeira de Outono do NFOHB em Uruguaiana, a Cabanha Santa Ana, vice-campeã de 2008, saiu na frente com 145 pontos, abrindo 83 em relação a atual hepta-campeã Pitangueira, que se recuperou após Pelotas e reduziu a diferença para menos de 20 pontos, assumindo a vice-liderança com 125,2 pontos, seguida de perto pelo Condomínio Odair Gonzales com 117,5, da Estância do Sossego com 78,5 pontos. Como na Hereford, todos os estabelecimentos que ocupam as primeiras posições já confirmaram presença em Bagé, cujas inscrições terminam nesta sexta (22/05).

O ranking da ABHB 2009 conta com cinco etapas no 1º semestre e sete no 2º, tendo algumas peculiaridades como a de computar pontos tantos os animais que competem na argola como os que competem nos rústicos, sendo que os animais só podem pontuar em duas etapas, o que aumenta a dificuldade da disputa e exige dos criatórios, além de uma excelente genética, uma estratégia de participação nas diversas etapas.

“Os criadores estão estimulados em virtude do crescimento consistente das duas raças nos últimos anos e que se acentuou muito em 2008”, comenta Fernando Lopa, presidente da ABHB. “Outro fator estimulante é que, além da disputa nas pistas, os criadores fazem questão de aproveitar a competição para rever os amigos e confratenizar nesta grande família que se tornou a ABHB”, complementa Lopa.

Fechar